Os transtornos mentais e comportamentais tiveram um aumento considerável em sua incidência e prevalência nos últimos anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e, levando em conta o contexto pandêmico da Covid-19, a OMS considera que há motivo de maior preocupação.
Diante da situação e pegando o gancho da Campanha Janeiro Branco, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações de promoção e proteção da saúde mental durante todo o mês, o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), implantado há dois anos pelo Poder Judiciário tocantinense, por meio da Resolução nº 27/2020, chama a atenção para a necessidade de proteção, fortalecimento e promoção da saúde mental.
Voltado às práticas de prevenção e tratamento dos adoecimentos psíquicos, relacionados ou não ao trabalho, o Núcleo também conta com um serviço de apoio terapêutico a magistrados e servidores que se encontram em situações de crise emocional ou sofrimento mental.
O NAPsi é um espaço de acolhimento pautado na humanização, com o objetivo de oferecer auxílio/suporte e orientação psiquiátrica, psicológica e social aos seus usuários bem como psicoeducação no âmbito institucional, com foco na prevenção contra os adoecimentos.
Onde buscar acolhimento
A qualquer sinal de necessidade de acolhimento pela equipe do NAPsi, o usuário do Poder Judiciário poderá acionar o Serviço, via contato telefônico ou presencialmente, dirigindo-se pessoalmente ao Núcleo, o qual está localizado no Edifício Florença, Quadra 103 Norte, Rua NO – 07, Lote 44, Salas 2, 3 e 4 (térreo). Os telefones para contato são (63) 3901-9052 (telefone fixo e WhatsApp) e 3901-9053.
O NAPsi é composto por servidores da área administrativa do Tribunal de Justiça e profissionais que compõem uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais e psiquiatra com as habilidades pessoais e profissionais necessárias – comprovada experiência na área clínica e competência técnica – para atuar no campo da saúde mental de forma ética, humanizada e responsável, nas intervenções psicoeducativas e terapêuticas.
Como se dá o processo
Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá passar por atendimento inicial com um dos profissionais da equipe, geralmente um psicólogo ou assistente social, o qual identificará o tipo da demanda, assim como sua gravidade e urgência. Nessa ocasião, também será definida qual a modalidade de atendimento mais indicada para a pessoa bem como o meio de suporte para o atendimento, se presencial ou on-line.
Posteriormente, o usuário deverá ser acolhido pelo profissional indicado e orientado quanto às normas de funcionamento e o caráter sigiloso das informações trazidas durante os atendimentos.
Também será informando sobre as modalidades terapêuticas disponíveis e aquela mais indicada para seu caso naquele momento, como, por exemplo, orientações/encaminhamento, atendimento individual ou em grupo, palestras, rodas de conversa, grupos terapêuticos (temáticos), entre outras possibilidades.
Janeiro Branco
O mês de janeiro é marcado pela realização da Campanha Janeiro Branco, a qual tem como objetivo o desenvolvimento de ações de promoção e proteção da saúde no âmbito da saúde mental. Essa iniciativa também visa despertar e estimular as pessoas, a sociedade e as instituições para a importância de se falar, conhecer e buscar o cuidado necessário e urgente quanto à saúde psicoemocional e à prevenção dos adoecimentos psíquicos.
Embora este seja o mês de intensificação da Campanha, a equipe do NAPsi ressalta que o cuidado com a saúde mental não pode ser restrito apenas a janeiro, mas deve ser um cuidado rotineiro, continuado e permanente das pessoas e da sociedade durante todo o ano.
Neuracy Viana (Com informações do NAPsi)
Comunicação TJTO