Em mais um ato solidário do Poder Judiciário tocantinense, na sexta-feira (16/12), foram entregues mais 193 quilos de tampinhas de plástico e lacres de alumínio ao Hospital do Amor, totalizando 423 quilos doados somente neste ano, o equivalente a cerca de 211 mil unidades de tampinhas e lacres, que serão revertidos em recursos financeiros para ajudar nas ações de prevenção e combate ao câncer.
Esse montante é resultado de doações de magistrados e servidores de todas as comarcas do Estado, Corregedoria-Geral da Justiça, unidades judiciárias e administrativas e da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), sensibilizados em contribuir com o tratamento de pacientes do hospital.
A chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça (TJTO), Kênia Cristina de Oliveira, e a assessora jurídica da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa-TJTO), Patrícia Idehara, fizeram a entrega das doações para a enfermeira do Hospital do Amor Fernanda Monteiro Nunes.
Na ocasião, a chefe de gabinete da Presidência lembrou que esta é a terceira entrega que o Judiciário tocantinense faz no Hospital do Amor este ano. A primeira ocorreu entre os meses de junho e julho (95 quilos) e a segunda em setembro (135 quilos doados).
Empenho dos servidores
Kênia Cristina de Oliveira destacou o empenho dos servidores em colaborar e lembrou ainda que há cofrinhos distribuídos em todas as unidades do Poder Judiciário. “Eu fico muito feliz, agradeço a todos que contribuem e peço que continuem colaborando, pois o hospital precisa muito”, disse, mencionando que a cultura de solidariedade no Judiciário é refletida no gesto de amor dos servidores. “Essa é uma forma, também, de a gente trazer Justiça para todos”, ressaltou, parabenizando todas as comarcas, magistrados, servidores, estagiários e terceirizados e convidando todos eles a conhecerem a estrutura do hospital.
Boa prática
Patricia Idehara relata que essa é mais uma boa prática que o Poder Judiciário do Tocantins tem incorporado. Entre as suas ações, a equipe da Cogersa tem realizado campanha permanente para arrecadação de tampinhas e lacres nas diretorias de Foro das Comarcas. “A intenção é ajudar o Hospital do Amor e também contribuir com o aumento da reciclagem em nível estadual, através do envio das contribuições pelas unidades do Poder Judiciário de forma periódica.”
A assessora conta ainda que as comarcas têm elaborado iniciativas muito criativas para estimular arrecadação, a exemplo do “Dia D”, “Troque o Plástico pela Vida”, “Dezembro Sustentável”, entre outras. Nessa última entrega, a Comarca de Araguaína liderou o ranking de arrecadação com 44,6 quilos de tampinhas e 6,309 quilos de lacres. Na sequência ficaram as comarcas de Araguacema, Porto Nacional e Miracema, com importantes contribuições.
“O servidor Alecsandre Oliveira, da Cogersa, foi um grande incentivador desse movimento de arrecadação, que tem aumentado gradativamente graças ao empenho voluntário de algumas comarcas”, destacou, contando a forma que o servidor encontrou para coletar seus materiais recicláveis: “durante a sua rotina de exercícios físicos, aproveita para catar as tampinhas e lacres que encontra na rota das caminhadas que faz diariamente. Caminhando e catando”, diz.
Importância do ato solidário
A representante do Hospital do Amor agradeceu as doações e destacou a importância do ato solidário nas ações da instituição. Segundo a enfermeira, as tampinhas e lacres doados são negociados e destinados à reciclagem e os recursos são investidos na construção do hospital e na aquisição de insumos para tratamento de paciente com câncer.
Fotos: Rondinelli Ribeiro
Comunicação TJTO