Projeto de alunos da Unitins de Dianópolis conta com palestra sobre tema de Violência Doméstica

Projeto de alunos da Unitins de Dianópolis conta com palestra sobre tema de Violência Doméstica

Dentro do projeto “Transformação Social – Educação como fator universal de desenvolvimento”, que tem a participação da turma do 2º período do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Untins), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Comarca de Dianópolis, colaborou com as ações realizadas por alunos no último dia 3 de dezembro.

Com o projeto desenvolvido a partir de metodologia aplicada na sala de aula, a ideia era despertar o espírito reflexivo dentro dos muros da Universidade, bem como apresentar caminhos para que a transformação aconteça na vida das pessoas da comunidade local e assim mostrar a possibilidade de progresso a partir do que se discute e realiza em projetos e metodologias educacionais, voltados para o Desenvolvimento Sustentável.

Espírito reflexivo

O objetivo que norteou todo o processo foi desenvolver espírito reflexivo a partir dos conhecimentos adquiridos, aplicando teoria à prática por meio de pesquisa e ação, com discussão da realidade local, quanto às atitudes individuais e coletivas necessárias e capazes de influenciar ações pertinentes a Agenda 2030.

As atividades desenvolvidas buscaram a reconstrução de conhecimentos a partir do entendimento coletivo e individual, produção de textos a partir de pesquisa de campo e desenvolvimento de projetos junto à comunidade.

Nesse sentido alinharam-se os estudos das Ementas de Metodologia da Pesquisa Científica e de Sociologia Geral e Jurídica, aplicadas no 2º Período do Curso de Direito ao conhecimento, discussão e reflexão sobre a Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030/ODS-ONU).

Não se cale

Com isso, em parceria com o TJTO, por meio da Comarca de Dianópolis, e atendendo o ODS 16 – paz, justiça e instituições fortes -, foi ofertada uma palestra dinâmica e interativa com a temática: “Violência Familiar e Doméstica. Não se Cale – Paz em casa”, que foi ministrada pela servidora da Comarca de Dianópolis ClaríciaTolintino.

Além desta palestra, outras atividades foram realizada na Escola Municipal Santa Luzia. Todas elas foram pensadas, estruturadas e preparadas pelos acadêmicos do 2º período de Direito, como dinâmica de trabalho em grupo.

A agenda de atividades contou com produção de doce, geleias e compotas a partir de frutas; palestra sobre “Saúde da Mulher” e testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite C, Covid-19, além de aferição de pressão e glicemia; e arrecadado junto à comunidade acadêmica e local alimentos, roupas e calçados para entrega a famílias da escola em situação de insegurança alimentar.

Comunicação TJTO

2021 | Costa Martins Advogados

Desenvolvido por: Landin