Com presença do desembargador João Guimarães, presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, no último domingo, dia 1º, sessão solene de posse do governador eleito Wanderlei Barbosa (Republicanos), do vice-governador Laurez Moreira (PDT) que estava acompanhado de sua esposa, a desembargadora tocantinense Ângela Prudente.
O novo mandato compreende o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026. A cerimônia reuniu prefeitos de todo o Estado, vereadores e lideranças políticas que prestigiaram o evento, além de convidados do governador.
Na sessão solene, foi realizada a leitura do compromisso constitucional de posse, nos termos do artigo 39 da Constituição Estadual. O governador do Tocantins fez o juramento à Constituição, assinou o termo de posse e recebeu a faixa das mãos do presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (Republicanos) e, em seguida, empossado o vice-governador.
Fizeram uso da palavra o presidente da Aleto e o deputado Ivory de Lira (PCdoB), que saudou o governador empossado em nome dos demais parlamentares. Em breve discurso, Ivory relembrou alguns fatos históricos do Estado e falou da importância de uma boa gestão para a conquista do progresso e desenvolvimento do Tocantins. Andrade, por sua vez, falou de sua gratidão em presidir a Casa de Leis por dois biênios, e mencionou algumas ações realizadas em sua gestão.
Também fizeram parte da mesa de honra a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Napoleão Sobrinho; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casarote; o presidente da OAB/Tocantins, Gedeon Pitaluga; o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães; o ex-governador do Tocantins Raimundo Boi; o senador Eduardo Gomes (PL) e os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Vicentinho Júnior (Progressistas) e Dorinha Seabra (UB), senadora eleita.
Texto: Maisa Medeiros e fotos: Ises Oliveira (Secom-Aleto)
Comunicação TJTO